Setembro Amarelo foi tema do evento que contou com a participação de internautas
Conforme Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio anualmente. No Brasil, os dados apontam um aumento de 7% nas taxas de suicídio entre os anos de 2010 e 2016 (ano mais recente da base de dados utilizada) com 6,1 mortes por suicídio a cada 100 mil habitantes. Essa é uma problemática para a saúde pública que atinge países e deixa sequelas emocionais nas famílias afetadas.
Em tempos de pandemia, a saúde mental ganhou maior atenção e configura um dos pontos abordados na campanha. Questões como isolamento social, riscos de contágio com a doença, ausência de vacinas e consequências econômicas são fatores que provocam pressões psicológicas na população.
No entanto, os suicídios podem ser evitados. A OMS indica que o apoio integrado dos setores da sociedade é fundamental no combate e prevenção dos casos. A campanha Setembro Amarelo tem o objetivo de colocar o tema em pauta na sociedade, além de disponibilizar informações para reduzir o estigma social a respeito do assunto.
Ação da Igreja
Entre as ações desenvolvidas pela Igreja Adventista no Ceará, estão os projetos direcionados à saúde emocional da comunidade. Por isso, no sábado (26), líderes do distrito do Ellery, em Fortaleza, realizaram o programa “De Dentro Pra Fora” com foco no Setembro Amarelo. “Falar de saude mental nunca é fácil, por isso o tema quer passar a ideia de autocuidado em todos os âmbitos: mental, espiritual e físico. Como cristãos, acreditamos que a vida é a maior dádiva dada por Deus, por isso aproveitamos esse momento que já aborda a temática da prevenção ao suicídio e valorização da vida para fortalecer a ideia. Ao passo que ajudamos outras pessoas, também conscientizamos a nós mesmos sobre o assunto”, explicou o organizador do projeto, Bráulio Adonias.
Encenações, louvores e uma palestra com uma psicóloga sobre cuidados com a saúde emocional formaram o evento. Quem acompanhou a programação online, teve a oportunidade de interagir ao vivo. Os apresentadores ligavam aleatoriamente para os internautas e ao receber a ligação, o participante deveria responder: “A vida é tão boa”.
A live teve um alcance de mais de 700 visualizações e telespectadores de vários estados do país.
Como buscar ajuda
O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma organização que disponibiliza apoio emocional gratuitamente para a população. As pessoas que precisam conversar, podem entrar em contato com a instituição via e-mail, telefone ou chat. O CVV pode ser acessado 24 horas diariamente pelo número de telefone 188 e pelo site https://www.cvv.org.br/.
Veja algumas fotos do evento: